sábado, 11 de setembro de 2010

Mapeamento de crack começa em outubro

A partir de outubro, o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade Federal de São Paulo inicia um mapeamento dos usuários de crack em Pernambuco. A pesquisa vai durar seis meses e o resultado deve orientar as políticas públicas de prevenção ao uso desse tipo de droga no Estado.

A Secretaria-Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social estima que o número de usuários do crack em Pernambuco varie entre 30 mil e 60 mil. Com 30 anos de experiência nesse tipo de mapeamento, o Cebrid vai capacitar cerca de 200 profissionais para realizar 2,4 mil entrevistas em cidades de todas as regiões pernambucanas.
Os pesquisadores do Cebrid responsáveis pelo mapeamento, os psicofarmacologistas Elisaldo Carlini e Solange Nappo, estiveram, ontem, no Recife, onde participaram de um seminário sobre drogas, na Faculdade Frassinetti do Recife, na Boa Vista.
Carlini destacou a importância de se realizar um mapeamento para se iniciar um trabalho terapêutico com os usuários de crack. “Todo trabalho tem que ser iniciado com um diagnóstico. O problema é que no Brasil não se deu prioridade à questão da prevenção”, destacou o pesquisador.
De acordo com Elisaldo Carlini, o Cebrid já realizou seis grandes pesquisas com usuários de drogas em todo o Brasil. “Nesses mapeamentos, pesquisamos capitais de todo o Brasil. Também já fomos chamados para fazer pesquisas em cidades do interior de São Paulo. Mas acredito que essa é a primeira vez que um Estado realiza esse tipo de mapeamento”, afirmou.
O secretário-executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Acácio de Carvalho, afirmou que o Estado deve desembolsar cerca de R$ 1 milhão para realizar a pesquisa. Segundo ele, o mapeamento faz parte do Plano de Ações e Enfrentamento ao Crack, lançado em junho pelo governo do Estado.
“Escolhemos o Cebrid porque é a entidade mais bem conceituada do Brasil em relação a drogas. O mapeamento será dividido em três etapas: levantamento dos equipamentos públicos, quantidade de usuários e perfil dessas pessoas. Além dessa pesquisa, será instalado um núcleo do Cebrid em Pernambuco.”

(Jornal do Commercio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário